Perguntas Frequentes
Sim, o processo via Lei da Memória Democrática não possui taxas governamentais elevadas como outras cidadanias. O investimento principal é na assessoria e na obtenção de documentos, tornando o custo-benefício excelente.
O tempo varia conforme o consulado, mas com uma pasta de documentos correta e completa, o processo é otimizado. Em média, tem levado entre 1 a 2 anos, mas nossa assessoria busca acelerar todas as etapas possíveis.
O maior desafio é localizar e obter certidões antigas, especialmente as espanholas, e garantir que todos os documentos estejam no formato exigido pelo consulado. Nossa expertise está em superar exatamente esses obstáculos.
Não! Todo o processo pode ser feito diretamente no consulado espanhol que atende a sua região de residência no Brasil. Nós te orientamos em cada passo.
Não há exigência de prova de proficiência em espanhol para os casos de nacionalidade por origem, como a Lei de Netos.
Sim, e isso é muito importante! A lei tem um prazo de vigência previsto até outubro de 2025. É fundamental iniciar o processo o quanto antes para não perder esta oportunidade histórica.
Não! A Espanha permite dupla nacionalidade com o Brasil, então você pode manter sua nacionalidade brasileira e ter também a espanhola, aproveitando os benefícios de ambas.
Nossa assessoria oferece expertise especializada, evitando erros que podem levar a indeferimentos ou atrasos. Cuidamos de toda a burocracia, busca de documentos e acompanhamento, enquanto você foca no que realmente importa. Além disso, temos experiência com casos complexos e relacionamento direto com os consulados.

